domingo, 12 de outubro de 2014

Persona Urbana: O Sommelier de Linhas de Ônibus

O Sommelier de Linhas de Ônibus é um Persona Urbana que vive nas grandes cidades do Brasil e do mundo. E na Argentina também. O Sommelier de Linhas de Ônibus é um sujeito que trabalha com algo que não toma muito tempo, então, ele perde o restante do dia andando de ônibus. O que para você é tristeza, para ele é diversão.

Quando alguém vai até o motorista tirar alguma dúvida sobre o itinerário do coletivo, o Sommelier de Linhas de Ônibus entra em ação: ele se levanta do assento e nem deixa o condutor falar, vai logo explicando o que a pessoa perdida precisa fazer. Normalmente, ele diz no final do gesticulado discurso "eu vou descer lá também".

O Sommelier de Linhas de Ônibus também age nos pontos de ônibus. Só que você corre risco ao tirar dúvidas com ele nesse tipo de lugar. Se seu coletivo não chegar logo, ele vai te falar incansavelmente sobre o longo percurso dos buzões que fazem ponto naquela parada.

Aliás, "buzão" é um termo que o Sommelier de Linhas de Ônibus não usa. Ele acha pejorativo. Ele acha que a palavra ônibus nunca deve se perder. Ele gosta de trocadilhos.

O momento de glória maior para um Sommelier de Linhas de Ônibus é quando o motorista (normalmente um novato na linha) não acerta o percurso. É aí que ele se levanta da cadeira e diz com a segurança de um cinto: "fiquem tranquilos, eu sei o caminho". É o equivalente a um médico aleatório que está passando em uma rua onde uma senhora está tendo um infarto. O Sommelier de linhas de ônibus é um herói urbano.

O Sommelier de Linhas de Ônibus conhece todos os jargões e gírias dos rodoviários. Mesmo sendo um bancário aposentado, ele é afiliado ao sindicado que defende motoristas e cobradores.

Em uma cidade como o Rio de Janeiro, onde os ônibus mudam os itinerários pelo menos duas vezes por semana, a função de Sommelier de Linhas de Ônibus deveria virar cargo público.

O Sommelier de Linhas de Ônibus não gosta de metrô. Não apoia o transporte hidroviário para reduzir o trafego de veículos nas pistas. Não sabe andar de bicicleta. E, principalmente, odeia BRTs. "BRT é um ônibus sem alma. Sonha em ser metrô. Tinha mesmo era que parar embaixo da terra", disse um Sommelier de Linhas de Ônibus enquanto contemplava um engarrafamento no corredor especial para coletivos.

O Sommelier de Linhas de Ônibus é alguém que sabe o seu caminho. E o dele também.

Nenhum comentário: