segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Personas Urbanas : O fodão das entrevistas de emprego

Você está lá na sala de espera enquanto a entrevista de emprego não começa. No seu departamento de pensamentos não param de surgir ideias quase suicidas que te lembram de minuto em minuto do aluguel, da conta de luz, da conta de água, do gás, do telefone, da prestação do computador, dos livros de estudo, dos livros de autoajuda para arrumar um emprego, dos remédios para dormir, da maconha que você ficou devendo na boca de fumo porque os remédios não fizeram efeito, da verba que você investiu em um site para conseguir um trabalho e da grana que você pegou com um agiota, que equivale a tudo isso vezes 100. Eis que você olha para o lado e se depara com um Persona Urbana: o fodão das entrevistas de emprego.

O clima na sala de espera é um misto de concorrência e apreensão, como na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, que é o local onde todos os presentes estão. Prontos para ir para a segunda. Não a segunda-feira. Pois eles não têm emprego. A situação fica tão crítica para essa galera que eles desejam voltar a sentir a depressão pós-fantástico. Mas, ele, o fodão das entrevistas de emprego, não parece estar abalado. O fodão das entrevistas de emprego não tem contas para pagar. Afinal, no seu último trabalho, ganhava rios de dinheiro e hoje em dia tem uma piscina de dólares que lhe serve de reserva.

O fodão das entrevistas de emprego estudou em Harvard, se especializou em Berlin e montou empresas em Cuba. Sim, em Cuba. O fodão das entrevistas de emprego tem os melhores cursos extracurriculares, um belo carro importado na garagem (que ele não usa para não ser assaltado por pessoas que não tem emprego) e já namorou modeles conhecidas que ninguém conhece. O fodão das entrevistas de emprego não está em busca da vaga em questão porque paga-se um bom salário e trabalha-se pouco, ele quer uma nova oportunidade para sua vida. Alçar novos voos. Sentir novas sensações. Experiências que ainda não sentiu.

O fodão das entrevistas de emprego não foi contatado e, assim como você, lá está ele, em uma nova entrevista de emprego.

Nenhum comentário: