domingo, 21 de outubro de 2012

A 'flamengalização' do Fluminense

(Crédito da foto: Internet)

Querem 'flamengalizar' o Fluminense. Calma, ao contrário do cantor Gilberto Gil, eu explico minhas metáforas toscas. O Flamengo, por ser um dos maiores clubes do mundo, é 'perseguido' por outras torcidas universo a fora. A maioria dos títulos do Rubro-Negro são questionados. Ou o juiz errou e favoreceu o Fla, ou o diabo estava em campo. Sim, eu já ouvi esse segundo argumento como desculpa de algum torcedor. Querem fazer isso com o Flu, em relação ao Campeonato Brasileiro deste ano.

No Brasil, sucesso é ofensa pessoal, disse Tom Jobim soletrando razão. O nosso país abriga essa ideia que afirma que precisamos ser 'coitadinhos'. Em 2010, o Fluminense levou o título do Brasileirão marcado por esse estigma. O Tricolor vinha da pior década de sua história (1990) e não ganhava um campeonato nacional desde 1984. Era o pobrezinho da vez. Esse ano é o Atlético-MG. Com todo respeito ao Galo, mas a maior parte da torcida "arco-íris" resolveu abraçar o clube de Belo Horizonte porque eles não ganham um campeonato nacional desde 1971.

Do outro lado dessa compaixão está o Fluminense. Depois do título da Copa do Brasil de 2007, das excelentes participações em Copas Libertadores e do título de 2010, o clube carioca passou a ser visado como um novo 'vencedor'. E isso não é bom em terras tupiniquins. Para deixar o problema ainda maior, o clube das Laranjeiras é patrocinado por uma grande empresa. Isso também não é visto com bons olhos por aqui. Por conta disso, acusam o Flu de estar sendo beneficiado por árbitros, juízes, comissões, presidentes e deuses.

Eles querem 'flamengalizar' o Fluminense. Nós precisamos 'desbrasilizar' o Brasil.

(Aom som de: Mundo Livre S/A)

Nenhum comentário: