domingo, 23 de junho de 2013

(R) Evolução

Já há gente dizendo que a onda de manifestações que tomou o Brasil nos últimos dias, tem cunho fascista. Apesar de ter presenciado atitudes grosseiras e até antidemocráticas (como rasgar bandeiras de partidos) não concordo com a afirmação. No entanto, debochado que sou, farei um texto unindo a Seleção de futebol do Brasil a política do país, medida comum em regime ditatoriais.

Para não me estender muito, fico só na Copa das Confederações. Ao longo desta competição, o time brasileiro evoluiu, se organizou gradativamente, e alcançou seu objetivo: se classificar em primeiro lugar jogando em grupo que tinha o perigoso e recente pedra no sapato (ou chuteira), México e a gigante Itália.

Antes de se organizar como uma equipe, a Seleção se limitava a lampejos de alguns craques para chegar aos gols e as vitórias, os resultados positivos. É por aí que os movimentos no Brasil devem andar. Chega de milhões de faixas e cartazes cada um "atirando" para um lado, contra os tiros despreparados e truculentos da polícia.

As pessoas nas ruas conseguiram a redução dos aumentos na passagem e atraíram os olhos do mundo - através da mídia que há muito tempo não tem mais esse poder de manipulação defendido por tantos -. Então, é hora de dar mais um passo. Evoluir, se unir em prol de todas as tantas causas, faixas e cartazes.

Agora, a rua tem de ser as salas dos vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e da presidente. Democraticamente, os manifestantes deveriam se organizar (sem excluir ou torcer o nariz para ninguém), fazer uma lista com as principais reivindicações de todos e entregá-la aos "representares" do povo.

Parece que Movimento Passe Livre (MPL) irá conversar com a Dilma nos próximos dias. Isso é bom. Mas é pouco. A indignação durante os protestos deflagraram que a população quer mais. Precisamos de mais.

Embora tenha participado das manifestações aqui no Rio de Janeiro desde o início, não estou à frente de nada. O que desejo é que o pessoal que está encabeçando tudo, faça, ou tente fazer isso. O momento é bom, favorável. O momento é esse. Apesar do clichê é hora de jogar junto.

Nenhum comentário: