quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ótimo negócio

O Sol fazia questão de ser notado, sentido. Ele se acha mesmo uma estrela. Próximo à rodoviária Novo Rio, no centro da cidade, um ônibus sem ar condicionado foi meu refugio e é uma das poucas opções para eu ir pra casa depois do estágio.
Mirei a cadeira alta, da janela maior, como fazia quando era criança, me esforçando para ser grande, indo e voltando do centro da cidade do Rio de Janeiro com meu pai. Como fazia quando era grande, me esforçando para ser criança, indo e voltando bêbado da Lapa.

Do assento onde descansa minha infância e juventude pude ver um diálogo:
- Filho, o que você vai ser quando crescer?
- Vou ser político, papai, diz o pequeno garoto.
O pai se limitou ao sorriso. Como fazem as pessoas tristes.

Crianças são sinceras. O garoto expos o que os cofres públicos escondem: no Brasil, política é profissão. Faz-se pelo dinheiro. Querer dinheiro não é defeito. No entanto, representantes da população deveriam querer um pouco mais.

A maioria dos nossos políticos não larga o osso. A boquinha. As tetas públicas. Bastam ver os nossos ex-presidentes, dos cinco últimos, três ainda estão na ativa, recebendo a aposentadoria presidencial, o salário de seus cargos etc.

Itamar Franco: foi presidente do Brasil de 1992 a 1995. Após deixar o cargo, durante o governo FHC, Itamar foi franco (pai, perdoe meus trocadilhos) passou a ser embaixador do Brasil em Portugal e depois na ONU. Passada esta fase, Franco foi governador de Minas Gerais. Voltou às origens. No mandato de Lula, foi embaixador do Brasil na Itália. Hoje é senador pelo estado de Minas Gerais.

Fernando Collor: Foi presidente do Brasil de 1990 a 1992. Entrou e saiu da presidência da Republica pelas portas da rede Globo de televisão. Depois de descansar um pouco do trabalho árduo que é fazer política no Brasil, Collor voltou ao trampo. Hoje é senador pelo estado de Alagoas.

José Sarney: Foi presidente do Brasil de 1985 a 1990. O currículo deste é vasto. Está na política desde a década de 1950, quando foi deputado pela primeira vez. Mandatos de deputado depois, Sarney foi eleito governador pelo estado do Maranhão, que hoje é governado por sua filha Roseana Sarney. José, também foi senador. Hoje é presidente do Senado federal.

O pai deveria incentivar o menino. Política no Brasil é ótimo negócio. Este emprego é pago com muitos, muitos, muitos... salários mínimos.

(Ao som de: The Smashing Pumpkins - Adore)

3 comentários:

jessyc4 disse...

que inspiraçao hem =)

Paula S disse...

Muito bom. Vc continua com ótimas sacadas e um estilo do carai.
;)

Luci disse...

Muito bom o seu texto. Vc vê as coisas de modo q muita gente não consegue. Parabéns!

http://vivaiona.blogspot.com/