sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Somos bons no cinema mudo

Como diria o boêmio e escritor, Lima Barreto: “o Brasil não tem povo, tem público”. É, somos o melhor público do mundo, pois não fazemos o estilo “fã chato” que se acha dono do processo artístico. Sempre fomos telespectadores passivos, mesmo com o controle nas mãos. Até saímos por duas ou três vezes das poltronas, viramos protagonistas e mudamos o roteiro, foram belas ações dramáticas. Mas gostamos mesmo é de assistir a “História sem fim”.

A TV Senado já possui os direitos autorais de grandes, médias e pequenas obras da sétima arte. Lá não falta verba para o cinema. A TV Senado também tem investido pesado em releituras, por exemplo, o cômico e sentimental filme “o paizão” ganhou uma nova cara e um belo bigode na produtora Federal, ao invés de Adam Sandler no papel principal temos José Sarney. Ao contrário da história Steve Franks, na versão Brasileira o “paizão”, José Sarney é responsável do começo ao fim da trama e tem vários “filhos” que ele mima com cargos públicos. Mesmo com alguns atos secretos o filme é fácil de entender, no entanto, difícil de gostar. A obra foi dirigida por Glauber Rocha. O Presidente Lula acha que o filme deve continuar em cartaz.

Vossa excelência, Luiz Inácio Lula da Silva também foi protagonista de duas das releituras da Casa. Na versão sobre o filme de Fernando Meirelles que foi inspirado no livro de José Saramago “ensaio para cegueira”, a personagem principal, Lula está contaminado pela “cegueira branca”, há muito tempo não vê nada e a epidemia se espalha pelo “público” brasileiro. Na outra releitura, Luiz Inácio é o “poderoso chefão” do PT. Aloizio Mercadante foi só um coadjuvante que concordou com aquilo que discorda.

Alguns outros senadores iniciaram ensaios para um novo “Rock Balboa”, mas eles se defendem demais para alguém sair ferido.
O Senado também trabalha com filmes “adultos”, em parceria com a produtora “brasileirinhas” foi escrito o enredo do último e eterno longa. A história é simples: os políticos são ativos e a população segue passiva fazendo cinema mudo.

(Ao som de: Arnaldo Baptista - let it bed)

FORA SARNEY!
PASSEATA 26/09/2009

Início da Concentração: ÀS 14:00 H

* SÃO PAULO – em frente vão do MASP
* RIO DE JANEIRO - Copacabana, Posto 5
* RECIFE - Av. Boa Viagem em frente ao Acaiaca
* BELO HORIZONTE – Praça Sete de Setembro
* SALVADOR - Av. Oceânica em frente ao ISBA
* CURITIBA - Boca Maldita

3 comentários:

Paula S disse...

ótimo artigo.
Fora Sarney!

Jéssyca disse...

ja vi a primeira frase em aspas em algum blog.. hihi
;p

Jon disse...

Genial.